Marland - Design de Frota

Imagem provisória

Domínio Turismo

Este projeto foi premiado no 42o. Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frota, das Revistas Technibus e Transporte Moderno, com o 3o. lugar na categoria de Transporte Rodoviário de Passageiros.

Tradicional empresa de Fretamento da Grande São Paulo, a Domínio tem a forte característica de primar pela apresentação de sua frota.

Para entender o projeto de identidade visual e pintura de frota desenvolvido para a empresa, é preciso voltar um pouco no tempo. A pintura anterior dos ônibus, continha fundo branco com um suporte prata, onde estavam distribuídas algumas setas coloridas. A composição apresentava cores contrastantes e marcantes sombras pretas, de grande espessura. Este projeto traduzia bem a linguagem visual do início dos anos 90, sendo tão marcante em sua época, que a empresa chegou a ter recusa de carros novos com a pintura anterior, tamanho o impacto causado. As setas coloridas tornaram-se assim um símbolo marcante e que como tal não pode ser descartado, mas sim atualizado.

Partimos então do princípio de que na época de seu lançamento, a pintura de frota apresentava um visual contemporâneo. Traduzimos esta linguagem visual para os tempos atuais, eliminando as pesadas sombras pretas e aplicando tridimensionalidade às setas, que diminuíram em quantidade. Para complementar a impressão de modernidade e atualidade, a tipologia escolhida evoca tecnologia. O logotipo, em fonte marcante e em letras maiúsculas, tem mais personalidade e força, enquanto a logotipia antiga, manuscrita e delicada, não combinava com o nome “Domínio”. O detalhe do ponto existente após o nome “Domínio.”, no logotipo antigo, foi também atualizado, desta vez, na forma de um traço baixo, associando-se a um cursor e reforçando a idéia de modernidade e tecnologia.

As setas e os raios do fundo estão todos projetados para cima e para a frente, em alusão à curva da vida. Crescer e evoluir.

As cores foram especialmente desenvolvidas, baseadas na escala de cores pantone, de forma a obter tonalidades vivas. O suporte das setas é na cor prata, cuja tonalidade foi cuidadosamente escolhida para que se mantivesse o mais claro possível tanto na luz quanto na sombra. Ao vivo, sob o sol, o efeito que se obtém é muito interessante. O prata fica mais claro e bastante brilhante, enquanto as setas coloridas ganham volume, ficando “acesas”, o que provoca um efeito muito diferente e agradável.

Assim, sem descaracterizar a imagem corporativa da Domínio, conseguimos atualizar e evoluir em todos os sentidos a sua identidade visual. Um design de frota marcante e leve, destacando a filosofia de modernidade e evolução que marca a trajetória desta tradicional empresa.