Marland - Design de Frota

Imagem provisória

Empresa de Ônibus Guarulhos

A Viação Transguarulhense, operadora dirigida pelo Grupo Belarmino Marta, lançou o "Escola na Garagem", um projeto de responsabilidade social pioneiro na cidade que atende aos alunos de diversas escolas, proporcionado um passeio pela Cidade de Guarulhos, passando por diversos pontos históricos, turísticos e culturais, até chegar à garagem.

Na garagem da empresa, as crianças participam de várias atividades recreativas, como oficina de pintura, e assistem a uma peça de teatro que além de proporcionar diversão, passa mensagens sobre conceitos de cidadania, preservação ambiental e conservação do transporte coletivo, de uma forma didática e objetiva. Ainda, são presenteadas com materiais escolares e didáticos. Além do projeto de pintura da frota, desenvolvemos os demais materiais que compõem o projeto.

De acordo com o conceito proposto por nós, já que o intuito do projeto "Escola na Garagem" é trazer a criança para o universo da empresa, nada melhor do que utilizar a pintura para transportar a empresa para o universo da criança.

Com base neste conceito, e para fortalecer a imagem da logomarca junto aos clientes, a estrutura da pintura de frota tradicional foi mantida, mas com seus elementos alterados para uma linguagem visual infantil. As faixas, as árvores e todos os demais elementos da logomarca e da pintura estão presentes. Sendo a logomarca a representação da empresa, e como nesta existe um avião indo de encontro ao sol, este conceito foi aqui reproduzido, sendo que o avião é conduzido por um garoto, passando a idéia de que a criança de hoje é que fará a empresa de amanhã, alinhando-se com o propósito do projeto.

É de extrema importância que as crianças, os usuários de amanhã, se identifiquem com uma empresa que funciona 24h por dia, empregando uma grande diversidade de profissionais, muito mais do que motoristas e cobradores, como se imagina. E um ônibus que fale a mesma linguagem dos futuros clientes é uma peça importante para criar familiaridade e simpatia. A partir do momento que a criança enxerga o ônibus como algo "legal" e que deve ser tão utilizado quanto preservado, terá sido dado um passo importante para diminuir os índices de vandalismo e reduzir a migração para o automóvel.